BREVE ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA DO CLASSICISMO EM TERRA PAPAGALLI

O Classicismo foi uma época de transição entre a era Medieval e os tempos Modernos. Essa mudança foi refletida pela ascensão do racionalismo e do antropocentrismo ainda mais consolidado do que no humanismo. Esse movimento foi um dos produtores do Renascimento europeu assim como influenciou Portugal nas Grandes Navegações, a qual levou os lusitanos a desbravarem os oceanos desconhecidos a procura da rota da Índia e das cobiçadas especiarias. Essa aventura portuguesa foi retratada com muito enaltecimento e imponência na obra épica “Os Lusíadas”, por Luís de Camões - um dos materiais mais importantes do Classicismo. No entanto, seja por mera coincidência ou conhecimento prévio, os portugueses acabaram por encontrar as terras brasileiras num desvio de percurso 
Terra Papagalli também mostra essa relação, porém com a perspectiva conservadora dos portugueses ainda presa no teocentrismo, sendo Deus, segundo nosso protagonista Cosme Fernandes, provedor de todas as coisas.  
Na história o movimento é exprimido pela áurea de heroísmo que as descrições das Navegações carregam no livro.

Imagem
                      (divulgação) 
Imagem
                      (divulgação) 

desvendando terra papagalli

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário