ANÁLISE CRÍTICA

Que o livro Terra Papagalli, dos autores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, conta a história do achamento e do desbravamento do Brasil pelo seu primeiro rei de forma simples e satírica todos já sabemos.
Mas não são todos que têm uma primeira boa impressão dessa obra, pois além de ser uma criação brasileira, é um livro que trata de um assunto que muitos acham que não pode ser interessante e divertido.
Quem encontra coragem e começa a ler o livro (mesmo que por obrigação), se surpreende com a escrita dinâmica que é apresentada. O livro é todo escrito na linguagem coloquial do século XVI e nos mostra como era a vida aqui antes dos portugueses transformarem os povoados indígenas em vilarejos e muito antes dos brancos tentarem aculturar todo o mundo.
É fato que nem tudo que está lá é verdade, tendo em mente que em algumas partes os autores foram hiperbólicos, todavia é um livro muito explicativo, onde não se faz necessário algum conhecimento prévio sobre o assunto. É realmente uma boa forma de enriquecer os estudos e seria ótimo se esse livro fosse mais usado por professores de história e literatura para aumentar, de forma mais dinâmica e divertida, o entendimento desse assunto que costuma ser tão chato, além de mostrar, de uma forma nunca vista antes, o cotidiano dos índios antes da colonização, ou seja, todos que estudam a história do Brasil deveriam ler esse livro.

desvendando terra papagalli

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário